segunda-feira, 9 de março de 2009

Fusão

Fusão é a operação pela qual uma ou varias empresa se extinguem para surgimento de uma outra nova sociedade.

Para isso deverá serem criadas duas contas transitoria uma no ativo e outra no passivo ambas chamadas Fusão.

Apos a creiação das duas contas será realizado os lançamentos na contabilidade.

Primeiro você devera zerar as contas de bens, direitos, e obrigações sejam a curto ou a longo prazo, onde sera transferidos os saldos para as contas em contra partida com o nome de Fusão. Ficando assim

Na empresa Fusão


Zerando conta no passivo

D - Salarios a Pagar
D - Impostos a Recolher
D - Capital Social
C - Fusão


Zerando conta no ativo

D - Fusão
C - Caixa
C - Aplicação

Todas as contas deverão ficarem zeradas.

Ja na empresa que recebeu a as contas da empresa Fusão:

Primeiramente realiza um unico lançamento com o valor total

D - Fusão Ativo
C - Fusão Passivo

Segundo começara a transferencia de saldo das contas transitorias

D - Fusão Passivo
C - Capital Social
C - Contas a Pagar


D - Caixa
D - Aplicação
C - Fusão Ativo


Obsrvação: O saldo incorporado das contas são exatamente as que tinham na Incorporada e o saldo inicial que existiam nas contas Fusão Ativo e Fusão Passivo deverão estar zeradas.

Um comentário:

  1. Ola!

    Quero tirar uma dúvida, tenho a empresa A e B, a A vai incorporar a B. Assim, devo proceder os Lançamentos contábeis de transferência. Mas esses lançamentos faço em que data e qual histórico utilizo (transferência ref.incorporação)?

    Encerrei balanço de ambas em 30.06.2010, mas a data do registro pela junta comercial será em julho.

    Sabe me dizer como fica se a empresa B, efetuar operações (pagamento, recebimentos, vendas, compras) ainda em seu nome enquanto o incorporação está na junta comercial para ser registrada??

    Desde já agradeço

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