Fusão é a operação pela qual uma ou varias empresa se extinguem para surgimento de uma outra nova sociedade.
Para isso deverá serem criadas duas contas transitoria uma no ativo e outra no passivo ambas chamadas Fusão.
Apos a creiação das duas contas será realizado os lançamentos na contabilidade.
Primeiro você devera zerar as contas de bens, direitos, e obrigações sejam a curto ou a longo prazo, onde sera transferidos os saldos para as contas em contra partida com o nome de Fusão. Ficando assim
Na empresa Fusão
Zerando conta no passivo
D - Salarios a Pagar
D - Impostos a Recolher
D - Capital Social
C - Fusão
Zerando conta no ativo
D - Fusão
C - Caixa
C - Aplicação
Todas as contas deverão ficarem zeradas.
Ja na empresa que recebeu a as contas da empresa Fusão:
Primeiramente realiza um unico lançamento com o valor total
D - Fusão Ativo
C - Fusão Passivo
Segundo começara a transferencia de saldo das contas transitorias
D - Fusão Passivo
C - Capital Social
C - Contas a Pagar
D - Caixa
D - Aplicação
C - Fusão Ativo
Obsrvação: O saldo incorporado das contas são exatamente as que tinham na Incorporada e o saldo inicial que existiam nas contas Fusão Ativo e Fusão Passivo deverão estar zeradas.
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Ola!
ResponderExcluirQuero tirar uma dúvida, tenho a empresa A e B, a A vai incorporar a B. Assim, devo proceder os Lançamentos contábeis de transferência. Mas esses lançamentos faço em que data e qual histórico utilizo (transferência ref.incorporação)?
Encerrei balanço de ambas em 30.06.2010, mas a data do registro pela junta comercial será em julho.
Sabe me dizer como fica se a empresa B, efetuar operações (pagamento, recebimentos, vendas, compras) ainda em seu nome enquanto o incorporação está na junta comercial para ser registrada??
Desde já agradeço